9 TIPOS DE XÍCARAS DE CAFÉ E COMO ESCOLHER A IDEAL

Você sabia que, quando se trata de café, o recipiente no qual a bebida é servida influencia todo o processo de apreciação?

Em um primeiro instante, esse detalhe pode passar despercebido, mas os apreciadores de café sabem que a xícara altera algumas nuances do coado, do expresso e do cappuccino, por exemplo.

Basicamente, existem dois fatores que devem ser considerados na hora da escolha: o formato e o material da taça.

Nesta postagem, vou falar de 9 tipos de xícaras para café.

A seguir, você vai conhecer as características e descobrir para que tipo de café ou de situação cada uma delas é mais indicada. Vamos lá?

Tipos de xícaras para café, de acordo com o seu formato

Tipos de xícaras

1. Base arredondada

A xícara com base arredondada é indicada, basicamente, para tomar um expresso. Isso porque, no caso desse preparo, a geometria e os ângulos da xícara influenciam (e muito) no resultado e na apresentação do café.
Como a sua base é arredondada, os ângulos do recipiente são mais suaves.
Por esse motivo, o turbilhão que acontece no fundo do envase, assim que o líquido é despejado, ocorre de uma forma mais harmônica.
O resultado é um café com muito mais cremosidade.

2. Boca larga

Você precisa servir um café, mas não tem certeza de qual é o melhor tipo de xícara para a ocasião? No caso de improviso, uma boa aposta é a xícara de chá.
Como se trata de um envase com a boca larga, a pessoa que deseja apreciar o café pode perceber os aromas com muito mais facilidade. E, como é de se esperar, os modelos pequenos prejudicam o sensorial.
Afinal, a experiência olfativa fica prejudicada em xícaras de boca estreita.
No entanto, as xícaras com boca larga são indicadas para quem tem a intenção de tomar o café rapidamente e a explicação para essa regra está relacionada ao resfriamento da bebida.
Como a abertura da taça é grande, a superfície de contato da bebida com o ar também é maior. Assim, o café que se encontra no topo fica naturalmente mais frio. Desse modo, você não corre o risco de queimar a boca.
Ademais, enquanto a parte exposta esfria, o restante permanece quente.
Porém, é preciso evitar uma exposição desproporcional da superfície da bebida, afinal, nem todo mundo gosta de tomar café gelado ou com pressa, não é verdade?

3. Formato cilíndrico

Apesar de ser o formato mais comum, a xícara em formato de cilindro não cai bem com qualquer tipo de café (a exemplo do expresso, que é ligeiramente mais encorpado).
Na realidade, esse modelo é ideal para o cafezinho, que é preparado em casa e servido em quantidades mais modestas.

4. Formato de cone

Se a sua intenção é tomar um preparo mais cremoso, como um cappuccino ou um mocaccino, a dica é usar uma xícara que possui o formato de um cone.
Com a boca larga e o fundo bem estreito, esse modelo permite observar a cor e a consistência do creme.
Além disso, é possível apreciar o aroma do preparo sem grandes dificuldades.

5. Sem aresta

Esse é um detalhe do formato que é muito esquecido.
Uma xícara de expresso que se preze não tem nenhum tipo de vinco, pois essa minúcia representa uma obstrução para a formação da crema, um processo que pode ser facilmente interrompido por qualquer obstáculo, mesmo que seja pequeno.

6. Ágata

Rústicas, charmosas e disponíveis em diversas cores, as canecas de ágata são um encanto.
No entanto, não são boas para servir um café, visto que o material não é capaz de reter a temperatura da bebida por muito tempo.
Dessa forma, o café se resfria muito rapidamente e perde a temperatura ideal para degustação.

7. Louça

Nós sabemos que existem muitas xícaras vistosas em vidro.
Porém, na hora de escolher o seu próximo modelo, lembre-se: assim como a ágata, esse material não conserva muito bem a temperatura, o que pode deixar seu café frio rapidamente.
Dê preferência para a xícara de louça. A de tamanho pequeno e em formato de cone (como já vimos), por exemplo, é ideal para servir um expresso.
Já os modelos com borda espessa e arredondada tornam o contato da xícara com os lábios mais confortável.
No entanto, esse modelo não é fácil de se encontrar à venda.

8. Porcelana

Você já pensou em surpreender alguém com uma mesa romântica para o lanche ou para o café da manhã? Esse estilo pode e deve se estender às xícaras.
O modelo de porcelana, muito conhecido pelas flores bordadas e pelos detalhes em dourado, ajuda a preservar a temperatura do café por mais tempo.
Além disso, esse tipo de xícara serve como item de composição e decoração.

9. Vidro térmico

A xícara de vidro térmico é o último tipo de xícara de café da nossa lista.
O café coado — geralmente feito em grande quantidade, em uma altíssima temperatura e conservado em garrafa térmica — deve ser servido em uma xícara feita de vidro térmico e de tamanho médio.
Explico o por quê: a boca larga, o formato de concha e a baixa capacidade de condução térmica do material diminuem o risco de você queimar a boca, enquanto se delicia com a bebida.
Ainda bem, porque não há sensação mais desagradável do que queimar a língua, não é verdade?

Por fim, uma dica para adquirir boas xícaras: sempre que você gostar de um recipiente em uma cafeteria, pergunte se há exemplares disponíveis à venda.
Os donos de cafés não costumam anunciar isso, mas saiba que em boa parte das vezes, é possível desembolsar algum dinheiro para adquirir um bom modelo.

E então? Você gostou deste post sobre os tipos de xícaras de café?

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima