Entenda a influência das cores no nosso psicológico

Entenda a influência das cores no nosso psicológico

Não é novidade que as cores podem influenciar muita coisa na nossa vida.

É válido notar que nenhuma cor traz apenas um único significado , além de ela poder ter um significado diferente para outra pessoa ou outra cultura. Por isso, a regra de não generalizar é importante.

As cores podem acalmar, despertar a fome, mudar o nosso humor… Por isso é muito importante ter cautela na hora de definir a paleta de cores com as quais iremos decorar a nossa casa. Desde o início, é importante entender exatamente o que esperamos de cada cômodo. Para isso, existem técnicas que você pode utilizar na hora de decorar, afinal, as cores são muitas e dentro de cada uma delas há outra infinidade de matizes diferentes capazes de nos  influenciar, despertar sentimentos e emoções.

É claro que a cor não existe sem a luz. A cor que enxergamos nada mais é do que o resultado da luz que incide sobre o corpo, da luz que esse corpo é capaz de absorver e refletir. Um objeto, por exemplo, é preto quando absorve todas as cores e branco quando as reflete. E cada uma dessas cores serve a um propósito dentro da nossa mente. O amarelo, por exemplo, é a cor que estimula a criatividade e a fome. Perfeito para ser aplicado em locais como o escritório e a cozinha. Já o azul é a cor da tranquilidade, da calma e da sabedoria. Uma ótima opção para a decoração de quartos, por exemplo.

Um exemplo é a cor branca. Intrinsicamente, o branco remete a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade e simplicidade, porém nem todo mundo se sentirá confortável em um ambiente com branco em excesso.

Por isso, ao pensar na decoração de um ambiente, é preciso levar em conta os móveis, os adornos, os tecidos e, principalmente, as cores, porque estas exercem diversas sensações e podem ser trabalhadas em conjunto.

Qual a função das cores na decoração?

Você já parrou para pensar que as cores têm o poder de influenciar nosso psicológico e criar diferentes mensagens na decoração? Sim pode veja só:

  • As cores auxiliam na hora de criar diferentes atmosferas
  • Podem alterar a ideia de proporção do ambiente. Como grande ou pequeno.
  • Podem auxiliar na hora de aquecer ou esfriar um cômodo
  • Ajudam a criar um ponto de interesse
  • Podem encorajar a preguiça, o trabalho, o relaxamento, o movimento, a meditação etc.

Acredite as cores podem e vão influenciar nosso estado de espírito sempre!

Quando estiver pensando criar um local de descanso, por exemplo, não é indicado que a cor vermelha esteja presente em excesso, porque é uma cor “enérgica” e pode induzir ao nervosismo e agitação. Mas se a cor for verde ou azul em tom claro, com certeza esse ambiente será perfeito.

Agora vamos conhecer o significado de cada uma das cores.

Além de falar sobre o significado geral de cada cor, vou mostrar como ela pode ser entendida em cada ambiente.

Amarelo na decoração

É uma cor viva e tem ligação com poder e otimismo. O tom quente pode ser utilizado em espaços com pouca luminosidade. Mas cuidado: quando em excesso, pode causar desconforto visual.

É a cor do sol, da luz e da alegria; gera calor e vida. Em casa, pode ser aplicada em áreas que exigem concentração, como escritórios e locais de estudo, pois estimula a atividade mental e a criatividade. 

Laranja na decoração

É de todas as cores a mais dinâmica por reunir a luminosidade do amarelo e o vigor do vermelho. Ótima para estimular a criatividade e a comunicação, por isso pode ser usada em ambientes sociais como a sala de jantar, sala de visitas e a cozinha. 

É uma cor que estimula a mente e também o apetite. Ela representa energia e traz uma sensação de ânimo, vitalidade e criatividade.

Azul na decoração

Traz as sensações de calma, segurança, positividade e confiança.

O azul é a mais escura das três cores primárias, por isso tem analogia com o preto. É uma cor fria que transmite a sensação de calma, tranquilidade, sabedoria e liberdade. Nos transmite a ideia de imensidão por lembrar a água. É a cor ideal para quartos, banheiros, salas de estar ou mesmo escritórios, por acalmar a mente, contribuir para o equilíbrio emocional e para a busca de inspiração.

Vermelho na decoração

Estimula confiança, mas também impulso e agilidade. 

Essa cor transmite uma sensação de energia e sensualidade. Em ambientes como cozinha ou sala, estimula o apetite e a comunicação. No quarto, pode criar um ambiente íntimo e envolvente para casais.

Verde na decoração

Evoca calmaria, saúde, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É uma cor tranquilizante. Ótima para ser usada em ambientes como escritórios, quartos e até banheiros.

A cor verde nos lembra natureza e está associada ao combate do estresse, proporcionando descanso e tranquilidade. 

O verde pode se fazer presente por meio das plantas na decoração, como o jardim vertical. Você pode montá-lo com plantas naturais ou plantas permanentes (aquelas artificiais com acabamento similar ao natural).

Marrom na decoração

O marrom os transmite a ideia de terra. Essa cor lembra madeira e sugere um aspecto mais rústico da decoração. É capaz de transmitir sensação de solidez, calma e segurança.

Roxo, ou violeta, na decoração

Bem-estar, calmaria e suavidade. Essas cores costumam ser utilizadas em ambientes de meditação ou de relaxamento.

Significa prosperidade, nobreza e respeito. No entanto, deve ser utilizada com cuidado, pois em excesso transmite sensação de tristeza.

Rosa na decoração

Costuma ser utilizada com grande frequência em quartos femininos. É o tom do amor, da ternura e do romance.

Branco na decoração

É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente, e está associada a coisas boas, puras e positivas. É capaz de aumentar a percepção do espaço em ambientes pequenos. Também nos passa uma sensação de limpeza quando recebe luz intensa e direta. Mas deve sempre ser combinada com outras cores, pois sozinha pode transmitir uma sensação de frieza e vazio.

Preto na decoração

O preto não é cor, já que seu aparecimento resulta da privação ou ausência de luz. Simboliza a sofisticação e o poder, mas deve ser utilizada com moderação e combinada com outras cores,  pois pode provocar sensações de tristeza, escuridão, depressão e angústia. Geralmente, é usada para formar um contraste com o branco em ambientes residenciais.

Círculo Cromático

O círculo cromático ou roda das cores foi criado por Isaac Newton e nos ajuda a combinar e harmonizar as cores na decoração. Para saber como usar o círculo cromático.

Gostou das dicas sobre cores? Compartilha com aquela amiga que gosta desse tipo de conteúdo.

Deixe uma resposta