ENTENDA A INFLUÊNCIA DAS CORES NO NOSSO PSICOLÓGICO

Não é novidade que as cores podem influenciar muita coisa na nossa vida.

É válido notar que nenhuma cor traz apenas um único significado. Ela pode ter um significado diferente para outra pessoa ou outra cultura. Por isso, a regra de não generalizar é importante.

As cores podem acalmar, despertar a fome, mudar o nosso humor… Por este motivo, temos que ter cautela na hora de definir a paleta de cores com as quais iremos decorar a nossa casa. Desde o início, é importante entender exatamente o que esperamos de cada cômodo. Para isso, existem técnicas que você pode utilizar na hora de decorar, afinal, as cores são muitas e dentro de cada uma delas há outra infinidade de matizes diferentes, capazes de nos influenciar, despertar sentimentos e emoções.

Paleta de cores.

É claro que a cor não existe sem a luz. A cor que enxergamos nada mais é do que o resultado da luz que incide sobre o corpo, da luz que esse corpo é capaz de absorver e refletir. Um objeto, por exemplo, é preto quando absorve todas as cores e branco quando as reflete. E cada uma dessas cores serve a um propósito dentro da nossa mente. O amarelo, por exemplo, é a cor que estimula a criatividade e a fome. Ele é perfeito para ser aplicado em locais como o escritório e a cozinha. Já o azul é a cor da tranquilidade, da calma e da sabedoria. Ele é uma ótima opção para a decoração de quartos, por exemplo.

Outro exemplo é a cor branca. Intrinsicamente, o branco remete a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade e simplicidade, porém nem todo mundo se sentirá confortável em um ambiente com branco em excesso.

Sendo assim, ao pensar na decoração de um ambiente, é preciso levar em conta os móveis, os adornos, os tecidos e, principalmente, as cores, porque estas exercem diversas sensações e podem ser trabalhadas em conjunto.

Qual a função das cores na decoração?

Você já parou para pensar que as cores têm o poder de influenciar nosso psicológico e criar diferentes mensagens na decoração? Sobre isso, veja só:

  • As cores auxiliam na hora de criar diferentes atmosferas.
  • Elas podem alterar a ideia de proporção do ambiente, como grande ou pequeno.
  • Também podem auxiliar na hora de aquecer ou esfriar um cômodo.
  • Ajudam a criar um ponto de interesse.
  • Podem encorajar a preguiça, o trabalho, o relaxamento, o movimento, a meditação etc.

Acredite! As cores podem e vão influenciar nosso estado de espírito, sempre!

Quando estiver pensando criar um local de descanso, por exemplo, não é indicado que a cor vermelha esteja presente em excesso, porque é uma cor “enérgica” e pode induzir ao nervosismo e agitação. Mas, se a cor for verde ou azul em tom claro, com certeza esse ambiente será perfeito.

Agora, vamos conhecer o significado de cada uma das cores. OBS.: Além de falar sobre o significado geral de cada cor, vou mostrar como ela pode ser entendida em cada ambiente.

Amarelo

O amarelo é uma cor viva e tem ligação com poder e otimismo. O tom quente pode ser utilizado em espaços com pouca luminosidade. Mas cuidado: quando em excesso, pode causar desconforto visual.

Ela é a cor do sol, da luz e da alegria; gera calor e vida. Em casa, pode ser aplicada em áreas que exigem concentração, como escritórios e locais de estudo, pois estimula a atividade mental e a criatividade.

Pintura na parede.

Laranja

A cor laranja é de todas as cores a mais dinâmica por reunir a luminosidade do amarelo e o vigor do vermelho. Ótima para estimular a criatividade e a comunicação, pode ser usada em ambientes sociais como a sala de jantar, sala de visitas e a cozinha.

É uma cor que estimula a mente e também o apetite. Ela representa energia e traz uma sensação de ânimo, vitalidade e criatividade.

Cadeiras na cor laranja.

Azul

A cor azul traz as sensações de calma, segurança, positividade e confiança.

Ela é a mais escura das três cores primárias, por isso tem analogia com o preto. É uma cor fria que transmite a sensação de calma, tranquilidade, sabedoria e liberdade. Nos transmite a ideia de imensidão por lembrar a água. É a cor ideal para quartos, banheiros, salas de estar ou mesmo escritórios, por acalmar a mente, contribuir para o equilíbrio emocional e para a busca de inspiração.

Detalhes em azul: poltrona, almofadas, cerâmicas e tapete.

Vermelho

Estimula confiança, mas também impulso e agilidade.

A cor vermelha transmite uma sensação de energia e sensualidade. Em ambientes como cozinha ou sala, estimula o apetite e a comunicação. No quarto, pode criar um ambiente íntimo e envolvente para casais.

Cozinha com detalhes em vermelho.

Verde

Evoca calmaria, saúde, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É uma cor tranquilizante. Ótima para ser usada em ambientes como escritórios, quartos e até banheiros.

A cor verde nos lembra natureza e está associada ao combate do estresse, proporcionando descanso e tranquilidade.

Ela pode se fazer presente por meio das plantas na decoração, como o jardim vertical. Você pode montá-la com plantas naturais ou plantas permanentes (aquelas artificiais com acabamento similar ao natural).

O verde das plantas…

Marrom

O marrom transmite a ideia de terra. Essa cor lembra madeira e sugere um aspecto mais rústico na decoração. Ele é capaz de transmitir sensação de solidez, calma e segurança.

Detalhes da cor marrom na decoração.

Roxo ou violeta

Bem-estar, calmaria e suavidade. Essas cores costumam ser utilizadas em ambientes de meditação ou de relaxamento.

Significam prosperidade, nobreza e respeito. No entanto, devem ser utilizadas com cuidado, pois em excesso transmitem sensação de tristeza.

Roxo ou violeta na decoração.

Rosa

Costuma ser utilizada com grande frequência em quartos femininos. É o tom do amor, da ternura e do romance.

Detalhes da cor rosa na decoração.

Branco

É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente e está associada a coisas boas, puras e positivas. O branco é capaz de aumentar a percepção do espaço em ambientes pequenos. Ele também nos passa uma sensação de limpeza quando recebe luz intensa e direta. Contudo, deve sempre ser combinada com outras cores, pois a cor branca, sozinha, pode transmitir uma sensação de frieza e vazio.

A cor branca bem utilizada na decoração.

Preto

O preto não é uma cor, já que seu aparecimento resulta da privação ou ausência de luz. Ele simboliza a sofisticação e o poder, mas deve ser utilizada com moderação e combinada com outras cores, pois pode provocar sensações de tristeza, escuridão, depressão e angústia. Geralmente, é usado para formar um contraste com o branco em ambientes residenciais.

Cor preta usada com equilíbrio na decoração.

Círculo cromático

O círculo cromático ou roda das cores foi criado por Isaac Newton e ele nos ajuda a combinar e harmonizar as cores na decoração. Para saber como usar o círculo cromático, leia mais sobre ele aqui no Blog do ateliê da Lulu’s!

Gostou das dicas sobre as cores? Compartilhe com aquela amiga que gosta desse tipo de conteúdo!

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima