CUIDADOS COM A MAQUIAGEM

Você adora maquiagem? Não resiste a uma novidade? Porém, algo que não é muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético, ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada fora do prazo de validade.

Um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo, não vai estragar de uma hora para outra. Mas, daquele dia em diante, não há mais a garantia de que a(o) usuária(o) tem, se ao usar e ocorrer uma alergia, de ser ressarcida(o) ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda a sua garantia.

Não podemos esquecer que o rímel e os cosméticos, que tem proximidade com mucosas ou olhos, são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. “A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas, os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos”.

É importante relatar que, geralmente, a contaminação recente não altera a cor, nem o odor do produto. Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica. Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa.

Fique atenta a mudança de cor do produto

Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda mais depois de vários meses. Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto. A sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual para ambos.

As reações são iguais ou ainda piores que as dos cosméticos. Pois, na maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem com os requisitos técnicos de qualidade, ainda podem colocar em risco a saúde do consumidor, configurando infração sanitária.

Eles podem, além de oxidar (começar a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar… Alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não mais se misturarem, formando uma placa sólida. O pH pode alterar drasticamente, queimando o local da aplicação. Ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. E o pior é que tudo pode acontecer ao mesmo tempo!

Dicas importantes

💄 Evite armazenar a maquiagem no banheiro, por causa da umidade. Toda maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque-a em uma néscessaire no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se. Coloque aqueles dessecadores (à venda nos supermercados) para prevenir a umidade do recipiente. E lembre-se de substituí-los frequentemente por novos.

💄 Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.

💄 Use sempre a sua maquiagem, para quando chegar o dia de jogá-la fora, você saber que a aproveitou ao máximo. Hoje em dia, as maquiagens de boa qualidade protegem e tratam a pele como se fossem bons cremes.

💄 Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida. Ah, e não compre em excesso! Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.

Escolha tons apropriados para a sua pele.

💄 Lave seus pincéis com xampu anticaspa, de quinze em quinze dias, e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes, são eles que contaminam a maquiagem.

💄 A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou nécessaire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.

💄 Anote as datas de validade e guarde-as no fundo da sua nécessaire de maquiagens.

Tempo de validade

  • Rímel: 3 meses
  • Base: 6 meses
  • Corretivo: 8 meses
  • Pó de rosto: 12 meses
  • Sombras: 12 meses
  • Gloss e batom: 12 meses
  • Blush em creme: 12 meses
  • Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
  • Verniz: 12 meses
  • Blush em pó: 24 meses
  • Pó bronzeador: 24 meses
  • Creme de olhos: 3 meses
  • Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses
  • Tônicos de rosto: 12 meses
  • Filtro solar: 12 meses
  • Cosmésticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais. São um pouco mais caros, porém são muito mais saudáveis para a pele.

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima