CONHEÇA OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA CURTIR A PRIMAVERA COM SAÚDE

No final do mês de setembro, inicia o período mais colorido do ano: a estação das flores, da natureza viva e vibrante, dos dias de sol e do calor suave batendo na pele. A primavera chega e consigo traz o convite de viver a vida do lado de fora da nossa casa, longe de tudo aquilo de artificial e eletrônico que nos cerca o ano todo.

Tão convidativa em suas belezas, a primavera também reserva seus contratempos. Os três meses que comportam esta estação do ano possuem características climáticas peculiares que, quando combinadas, podem despertar alguns infortúnios no que diz respeito à saúde. Período de clima úmido e quente, onde as flores protagonizam intenso processo de polinização – o que pode ser um verdadeiro transtorno para quem sofre de complicações respiratórias.

Para não abrir mão de curtir a primavera cheio de disposição e bem-estar, confira agora a lista que preparamos para você com os cuidados que devemos ter para aproveitar com saúde essa estação tão bonita.

Contemple e aproveite com saúde essa estação tão bonita!

Sensibilidade com os olhos

A primavera é o período onde saímos dos dias frios e cinzas e relembramos a beleza das estações quentes e coloridas. Ela traz consigo um aumento de temperatura que vem acompanhado de aumento da umidade do ar, criando assim um ambiente perfeito para proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Estas novas condições ambientais podem interagir de maneira um pouco agressiva com o corpo – principalmente, com a mucosa dos olhos: a primavera é o período do ano onde as conjuntivites são mais comuns.

Tendo em vista que a mucosa já está fragilizada pelas condições ambientais, com as quais não está habituada, nós acabamos ficando mais suscetíveis a inflamações e infecções oculares durante os meses primaveris. Para não agravar o problema, a dica mais importante é tratar os olhos de maneira sensível: evite contato direto (e com força) das mãos com a mucosa ocular. Faça uso de colírios neutros logo nos primeiros sinais de irritação nos olhos. Faça também uma rápida lavagem da região com soro fisiológico antes de dormir.

Mantenha os ambientes arejados

O desabrochar das flores é lindo, mas pode nos causar algumas complicações. A primavera é o momento onde o pólen das flores se desprende e se transporta pelo ar para perpetuar a espécie. Esta elevada taxa de substâncias estranhas (grãos de pólen), soltas no ar que respiramos, acaba provocando irritações no trato respiratório – às quais o corpo responde em forma de rinite, alergia, coriza e constantes coceiras no nariz.

Para atenuar estes desconfortáveis efeitos do pólen nas vias respiratórias, a dica mais importante é abrir as janelas e deixar o sol entrar! Manter os ambientes bem ventilados faz com que o ar circule, evitando o acúmulo de grãos de pólen e de ácaros, ambos característicos desta estação do ano. Procure manter as janelas dos quartos abertas por, pelo menos, 3 horas ao dia, para dormir em um ambiente saudável onde o corpo pode relaxar por completo.

Priorize a limpeza neutra

As condições naturais da primavera – pólen, ácaros – já agridem as mucosas corporais de forma mais severa do que nos demais meses do ano. Sabendo que o organismo já está fragilizado, para quê expor ele a mais agentes agressores?

A mudança de hábito mais recomendada está na substituição dos produtos de limpeza. Se, nas demais estações do ano, você usa produtos de limpeza com cheiros e cores fortes, cheios de aditivos químicos, no período primaveril opte por produtos de limpeza neutros. Pano úmido e sabão neutro são suficientes para deixar sua casa limpa e higienizada, sem correr o risco de despertar uma crise alérgica desnecessária.

Higienize as roupas guardadas

Com a chegada do sol e do calor, é hora de tirar as roupinhas mais leves lá do fundo do armário! Mas é importante lembrar que elas estavam lá guardadas há meses, em um local escuro e pouco ventilado. Sabendo que a primavera é a estação da proliferação dos fungos e ácaros, o risco de despertar uma rinite alérgica ao vestir uma destas peças de roupa é gigantesco.

Que tal ajudar o corpo e higienizar as peças guardadas antes de vestir? Lave-as com sabão neutro e deixe-as secar ao sol, para se certificar de que cada um dos fungos e ácaros foi embora. Também é importante redobrar o cuidado com a higiene dos armários e closets durante a estação – abuse dos purificadores de ar e esvazie-os pelo menos uma vez a cada mês, para que ar puro possa circular.

Atenção com as crianças

Os pequenos são ainda mais sensíveis às alergias respiratórias do que os adultos. Nos ambientes infantis, a atenção precisa ser redobrada: além da ventilação constante do ambiente e higienização dos armários, o recomendado é suspender o uso de tapetes durante este período do ano. Os ursinhos de pelúcia também devem ser confiscados durante a primavera, pois são gigantescos acumuladores de ácaros. O ideal é guardar estes itens peluciados em sacos plásticos até o fim da estação – e, quando for trazê-los de volta para o convívio da criança, certifique-se de que serão bem higienizados com lavagens e exposição ao sol.

Tenha atenção com as crianças, pois elas são mais sensíveis às alergias!

Hidrate a pele

O calor da primavera é acompanhado de ventos frescos e constantes. O contato direto destes ventos com a superfície cutânea faz da primavera um período de ressecamento natural da pele. Este processo de ressecamento provoca perda de elasticidade, aspecto opaco e sem vida, descamação, coceira e até fissuras bastante doloridas nos locais mais afetados.

Para não sofrer com estes males da pele seca, use e abuse dos hidratantes corporais (neutros, de preferência, para que não sejam a causa de novas alergias). O ideal é aplicá-los duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) por toda a extensão do corpo. Caso tenha dificuldade em adotar esta rotina, priorize rosto, pescoço e braços, que ficam em maior exposição ao vento.

A preferência é pelos hidratantes naturais neutros.

Vamos colocar esses cuidados em prática para curtir a estação mais linda do ano com muita saúde?

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima