ESCRITA TERAPÊUTICA: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DESSA PRÁTICA

Colocar os sentimentos no papel é um poderoso processo terapêutico que pode ajudar na solução de problemas represados.

A escrita é mais do que uma forma de contar histórias. Ela também pode ser um meio de buscar autoconhecimento e entender sentimentos. Por isso, a escrita terapêutica vem ganhando cada vez mais espaço nos tratamentos emocionais.

A terapia consiste em escrever livremente sobre os sentimentos, sem se preocupar com a estrutura do texto, rimas ou regras gramaticais. O intuito é ela ocorrer de maneira natural, sem programar o que será exposto.

Esse tipo de escrita pode ser usada em momentos de estresse, em que se busca alívio para reorganizar pensamentos e expressar sentimentos. Também tem sido adotada em pessoas com doenças potencialmente estressantes.

Escrever traz alívio, assim como a fala, mesmo que não tenha um leitor direcionado.

É uma maneira de colocar para fora o que dói e incomoda, sem medo e sem filtros, sem receio de ser julgado ou mal-interpretado por pessoas do convívio.

Os exercícios de escrita mais comuns são os de desabafo, diário e organização das ideias.

Mas, existem uma gama de possibilidades que vão depender da pessoa e do objetivo de cada um.

O segredo é começar! E para que a terapia tenha resultados, é necessário ter disciplina, escrever todos os dias e sempre voltar dias depois para avaliar como os sentimentos escritos vêm se desenvolvendo.

O segredo é começar!

O conteúdo precisa ser focado no sentimento e não na situação.

Você deve pôr no papel o que não pode ser observado. Por exemplo, escrever que sentiu muita raiva, em vez de “gritei muito”, ou que sentiu muita tristeza, em vez de “chorou”.

Derramar os sentimentos no papel pode ajudar a colocar os pensamentos em perspectiva e, assim, superar as dificuldades.

Avaliando…

Eu sou uma praticante dessa terapia desde nova. Nunca gostei de falar da minha vida para outras pessoas. Então, nos meus momentos difíceis, eu escrevia no papel o que eu estava sentindo e, depois, fazia a leitura de tudo que tinha escrito. Noossa!… Sempre foi essência a escrita na minha vida!

Espero que seja de boa ajuda na sua vida também!

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima