CONHEÇA OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA

O chá de camomila é feito a partir das flores, parecidas com minúsculas margaridas, de uma planta que hoje é cultivada no mundo inteiro. Essa bebida delicada com aroma de maçã acalma as pessoas há milhares de anos, desde as antigas civilizações. Antigamente, ele era usado como remédio para vários problemas. A lista de benefícios do chá de camomila incluía o tratamento de sintomas de resfriados, problemas gástricos e gastrointestinais, além de dor de dente, convulsões e insônia.

Preparando o chá de camomila.

A camomila, inclusive, era utilizada como gargarejo ou enxaguatório antisséptico. Já o vapor do chá, usado em inalações, diminuía a congestão nasal e curava irritações nas vias respiratórias. Historicamente, as parteiras tratavam problemas de gravidez e parto com chá de camomila. Hoje, apesar das restrições aos efeitos sobre a musculatura uterina (a erva estimularia contrações do útero), em geral, o chá é considerado seguro para ser consumido por gestantes. Os terapeutas também embebiam cataplasmas numa infusão quente para aliviar lombalgia, dores de ouvido, inflamações na pele, hematomas e artrite. Recentemente, a ciência comprovou que os antigos acertavam na mosca ao receitar o chá para acalmar os nervos.

O que a camomila tem em sua composição?

A camomila contém uma série de componentes curativos. Entre eles, o camazuleno e o alfa-bisabolol. O camazuleno, que se forma durante o aquecimento do chá ou do extrato, tem comprovada ação anti-inflamatória. O alfa-bisabolol, por sua vez, tem ações antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. Além disso, pode ser usado para tratar úlceras, queimaduras e eczemas. Os óleos voláteis da camomila não só ajudam a expelir gases da digestão, relaxar os músculos e matar bactérias como também têm efeito sedativo.

Uma série de componentes curativos estão contidos na camomila.

Quais os benefícios da ingestão do chá de camomila?

O consumo regular de chá de camomila (duas a três xícaras por dia) protege contra a úlcera péptica, alivia a síndrome do intestino irritável, a indigestão e as cólicas. Além disso, age como um tranquilizante suave e natural. Também ajuda a prevenir espasmos musculares e relaxa os músculos lisos que revestem órgãos internos, como o estômago e o útero. Portanto, se torna uma excelente opção para aliviar indisposições gástricas e cólicas menstruais.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Se você sofre de asma, evite a camomila. As flores contêm pólen, podendo causar dermatite, embora reações alérgicas na pele sejam raras. A camomila pode potencializar os efeitos de drogas que induzem sedação e anticoagulante.

Embora as flores de camomila contenham pólen, podendo causar reações alérgicas quando ingeridas ou aplicadas externamente, os pesquisadores constataram que ela pode ter propriedades anti-alergênicas. Esse possível efeito é atribuído à ação bloqueadora de histaminas de compostos químicos chamados azulenos. Porém, essa ação ainda não foi comprovada.

Dica para as compras!

Você encontra o chá de camomila em saquinhos na seção de chás do supermercado ou em lojas de produtos naturais. Mas, veja se dentro do saquinho há florezinhas parecidas com margaridas, com um agradável aroma de maçã. Descarte aqueles que não exalem cheiro, pois é provável que tenham perdido suas propriedades terapêuticas.

A melhor opção é a compra da erva em loja de produtos naturais, onde você consegue ver o produto que está comprando. Desse jeito você consegue ver a erva e sentir o aroma maravilhoso.

Sempre veja o produto que você esta comprando.

Preparando o chá

Para preparar, pegue o infusor, coloque a erva dentro, depois ponha o infusor dentro da xícara, ou copo de porcelana de preferência, e despeje água fervente. Em seguida, tampe ou cubra, deixando descansar por 10 minutos e, então, aproveite seu chá!

A dosagem tradicionalmente recomendada para fins medicinais (como para tratar desconforto digestivo) é de três a quatro xícaras por dia.

A minha dica final é beber uma xícara de chá bem forte antes de deitar. Ela vai te ajudar a combater a insônia leve! 😉

Beba uma xícara de chá antes de deitar.

Viva bem, sinta-se bem, apreciando uma deliciosa xícara de chá de camomila!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima