Cuidar de plantas é uma ótima opção para ter mais saúde

Cuidar de plantas é uma ótima opção para ter mais saúde

Manter a natureza pertinho da gente é uma forma de terapia, sabia? Isso porque as plantas ajudam a criar uma aura mais leve, natural e até servem para purificar o ar da casa. Quem pratica a jardinagem com frequência, já sabe como faz bem criar esse contato com a natureza – através do cultivo de plantas, flores, hortaliças e até mesmo temperos.

Todo mundo sabe que um vaso de plantas traz à casa mais beleza, harmonia e cor. Mas, para além de efeitos decorativos, elas também promovem bem-estar, sendo usadas como artifício terapêutico. Isso mesmo! Pesquisas revelam que cuidar de plantas é algo saudável, melhora o humor e ajuda a evitar a depressão, e outras doenças emocionais.

Olhar com mais carinho para as plantas, criar um jardim em casa, deixar as flores te escolherem, respirar o aroma das plantas a sua volta, conectar-se com a natureza, meditar. São essas algumas atitudes que proverão benefícios e ajudam no combate à ansiedade.

Os benefícios para a saúde são muitos, como melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental”.

“As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seus cheiros podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia. Previnem irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça e absorção de gases tóxicos do ambiente, além de auxiliar no controle da umidade”.

Para provar que a jardinagem pode ser um hobby saudável, a gente listou benefícios que a prática traz para o dia a dia. Confira!

Plantas e flores têm aroma calmante

Ao cultivar plantas e flores no quintal (ou até mesmo dentro de casa), você vai perceber que o aroma natural é uma das melhores coisas que têm. Flores como a lavanda e a gardênia têm um perfume característico, deixando a casa mais perfumada e agradável para o seu bem-estar. Quando você se dedica ao cuidado com as plantas no dia a dia – regando, adubando, cortando as folhas mortas e por aí vai -, você também está distraindo e relaxando a mente.

Além de o aroma das plantas ser muito benéfico, já foi comprovado que o simples fato de ter um jardim bonito também já é algo terapêutico (mesmo que não haja um perfume diferente no ambiente). Isso porque, só de olhar para as plantas e flores coloridas, a nossa mente entra em um modo meditativo e mais relaxado, servindo como tratamento para sintomas da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, autismo e outros problemas. Por isso, uma boa dica é investir em plantas coloridas e bonitas, como as rosas, orquídeas e samambaias, que conseguem alegrar bem os ambientes. Você também pode montar um jardim vertical com vasos pendurados em ganchos e treliças nas paredes – fica lindo!

O lado bom é que as tarefas da jardinagem não são muitas e você não precisa de muito tempo por dia para cuidar das plantas. No geral, você só vai precisar regar as mudas uma vez por dia, para que a terra fique bem úmida e propícia para o crescimento das plantas. Uma vez por semana, também será necessário usar uma tesoura de jardim para remover os galhos e folhas mortas.

Cuidar das plantas no dia a dia também é uma forma de movimentar mais o corpo: caminhar, regar, plantar sementes, fazer buracos na terra e por aí vai. Mesmo que não seja um exercício tão intenso, com grande gasto calórico, não deixa de ser uma forma de trabalhar os músculos do corpo. Além disso, a nossa mente fica mais focada e concentrada no que estamos fazendo no momento, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

 

 

 

E para completar os benefícios, as plantas trazem os animais para embelezar e polenizar o seu jardim, horta ou pomar!

E aí, já está convencida de ter um jardim em casa e aproveitar os benefícios?

Deixe uma resposta